As Civilizações Pré-Colombianas deixaram uma rica herança para a humanidade, como princípios de astronomia e matemática, a invenção do número zero e técnicas agrícolas, metalúrgicas e de produção têxtil.  Entre as mais Conhecidas e Influentes estão as Civilizações dos Povos Maias, Incas e Astecas.

Alguns dos Legados das primeiras civilizações da América:

* Os Maias tinham seu próprio sistema de escrita;

* Os Astecas construíram a impressionante cidade de Tenochtitlán, cujas ruínas ficam sob a atual Cidade do México.

* E a habilidade arquitetônica rica dos Incas leva milhares de turistas a subirem anualmente o Macchu Picchu, no Peru.

Vale saber também que Colonização teve efeito arrasador para essas culturas. O documentário ”Hernan Cortez – crônica de uma conquista” conta como o explorador espanhol venceu os astecas e conquistou o México para a Espanha no séculoXVI. Outro enfoque na sociedade asteca antes de ser dizimada pelos espanhóis é mostrado na série ”Os Astecas”.

Nos Mapas abaixo, é possível ver a Localização dessas Civilizações da América:

Sobre o povo Inca, que adorava o Sol e via o ouro como um elo com o seu Deus, há o programa ”Ouro: a conquista dos Incas”, da série ”Joias da natureza”. O documentário ”Martin Chambi e os herdeiros dos Incas” conta a história de como este grande fotógrafo do século XX se envolveu nos movimentos revolucionários, artísticos e sociais da América do Sul na década de 1930.

Dica de Estudo e Pesquisa: Para entender melhor o legado deixado pelas civilizações pré-colombianas, veja ”Os Astecas, os Maias e os Incas”, da série ”O que a Antiguidade fez por nós?”, que revela os conhecimentos avançados desses povos em diferentes áreas.

Assuntos do Artigo:
  • principais civilizações pre-colombianas