Sem categoria

Chupeta: Benefícios e Malefícios Para o Bebê, Dicas de Saúde







A Chupeta é usada há muitos anos e passada de geração em geração, mas muitos ainda discordam do uso da chupeta… Por que? Mesmo trazendo benefícios para a saúde do bebê, ela pode prejudicar em alguns aspectos, ao longo do desenvolvimento.

Confira hoje no Blog Not1 Dicas de Saúde, Saiba mais sobre o que os especialistas indicam, como substituir a chupeta e quando é hora de usá-la! Tudo isso e muito mais aqui, veja!!

 

Tudo sobre a Chupeta –

A sucção garante uma boa amamentação e é algo natural do bebê, desde quando ele ainda está na barriga!

O movimento de sucção também libera um hormônio chamado Endorfina, que dá a sensação de bem-estar para a criança.

Mamar no peito tem o poder de satisfazer o bebê e ainda ajuda no desenvolvimento da mandíbula e da face. O Uso da chupeta serve pra acalmar o bebê e é um hábito cultural.

Mas como já dito, há muitas opiniões à respeito do assunto… Veja os Benefícios e até as desvantagens do uso da chupeta!

Benefícios da Chupeta para o Bebê –

Em alguns casos, existem vantagens no uso da chupeta. Isso porque ela ajuda a antecipar o início da alimentação oral, ajuda a reduzir o estresse em bebês e ajuda a estimular a sucção em crianças com doenças de nascença.

O uso é indicado até um ano de idade, um pouco antes disso comece a tirar a chupeta do seu filho.

bebe-

Malefícios e Desvantagens da Chupeta –

Sim, as desvantagens existem! Ela induz ao desmame, porque a criança acostuma com a chupeta, ou seja, é responsável pela menor duração do aleitamento materno.

Pode, em casos difíceis, causar asfixia, intoxicações ou alergias. Também aumenta o risco de cáries e problemas nos dentes e na fala (mas só se o uso se prolongar para 3 ou mais anos de idade).

Como Substituir a Chupeta – 

Para substituir a chupeta, uma boa dica é amamentar. Também vale a pena nanar o bebê, oferecer alguma comida, dar muito carinho e tentar descobrir o motivo de estresse dele.

Leia para seu bebê ou coloque uma música calma, isso ajuda a não ter que recorrer à chupeta!

bebes-Também procure desacostumar a criança logo, para isso vá tirando a chupeta aos poucos, tente distraí-la e faça ela conversar com você sobre seus sentimentos!

**Viu só?! Na dúvida pergunte ao seu pediatra mais sobre a Chupeta e se seu bebê pode usá-la ou é melhor evitar! Boa Sorte!!

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.