Arte

Castelo Escocês Pintado com Grafite – Arte Brasileira







Você já ouvi falar que a Escócia é um país repleto de Castelos e ruínas do tempo dos reis medievais, certo? Mas você sabia que há um deles um tanto diferente por lá? O Castelo de Kelburn foi recentemente modernizado pelos proprietários e recebeu uma pintura de grafite!! A notícia causou polêmica entre os escoceses, mas foi o maior sucesso pelo mundo! Confira os detalhes no post de hoje – Arte e Inovação!!

Arte Brasileira do Grafite chegou à Escócia?

Em 2007 quatro grafiteiros brasileiros foram contratados para grafitar parte de uma edificação escocesa que foi construída no século XIII –  O Castelo de Kelburn que tem 800 anos e faz parte dos patrimônios arquitetônicos da Escócia. Foram gastos mais de 1.500 latas de tintas splay na obra de arte, os irmãos gêmeos Otávio e Gustavo Pandofo, Nina Pandofo e Francesca Nunca foram os autores da arte que vem causando polêmica na Escócia.

O edifício recebe grande número de turistas que visitam anualmente seus jardins, lagos, trilhas, admiram a paisagem. Porém, a fama de ser um Castelo grafitado por aartistas brasileiros foi tão grande que ele saiu em muitas capas de revistas européias, guias de turismo!! O resultado foi um aumento vertiginoso no número de visitantes à propriedade que agora se tornou cartão postal na região.

A principio essa pintura permaneceria por apenas três anos, tempo estipulado pela Historic Scotland, mas agora o conde Bolyle de 72 anos, dono do local; pretende deixar as paredes como estão, ele ficou fascinado pela nova aparência do castelo e não quer remover o grafite. Quando seus filhos sugeriram a idéia do grafite ele não aprovou muito, mas agora ele é o primeiro a defender que o grafite permaneça no seu castelo.

Polêmica: Os Escoceses levam muito a sério a preservação de seus tesouros históricos, muitos vêem o grafite feito como uma provocação, para eles o grafite pode ser engraçado mas causará danos irreversíveis ao edifício, para a Escócia a preservação de suas construções antigas é de suma importância, porém as vezes falta dinheiro para a preservação de todos os patrimônios históricos. 

Veja mais fotos do lindo prédio Escocês pintado com Grafite !!

O que você achou desse belo Castelo da Escócia, que foi modernizado pela arte do Grafite? Comente aqui no Blog Not 1!

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.