Mundo – História e Atualidades – Not 1

Capitalismo x Socialismo, Sistemas Econômicos, Características, Diferenças

Para entendermos a divisão política e econômica do mundo atual é necessário recorrermos ao estudo dos Sistemas Socio-econômicos , como se deu o seu desenvolvimento e as Características e Diferenças em cada região. Hoje vamos, portanto, explicar os Principais pontos do Capitalismo e do Socialismo:

Capitalismo e Socialismo, Sistema Econômico, Características, Diferenças conflito capitalismo socialismo guerra FRIA

Existem dois sistemas  Socio-Econômicos vigentes: o Capitalismo, que se caracteriza pela existência de classes sociais e Lucro como objetivo da produção; e o Socialismo, caracterizado pela ausência de classes sociais e planificação da economia.

Resumo do Capitalismo – História e Desenvolvimento

Sistema presente na maioria dos países, teve origem nos séculos XIII e XIV quando surge a Burguesia na Europa. Já nos séculos XVI ao XVIII, o comércio era a principal atividade, e essa fase foi conhecida como Capitalismo Mercantil ou Comercial.

Com a ampliação do comércio internacional, acúmulo de capital, fortalecimento da Burguesia e alianças com os governantes o Capitalismo se consolidou, e já na Revolução Industrial (1750) alcançou a fase conhecida como Capitalismo Industrial.

A partir desse período aumentou a Competição entre os países por Mercado consumidos e matéria prima, resultando, no século XIX, no Imperialismo ou Neocolonialismo na Ásia e África, pelos países europeus. Porém após a 2ª Guerra Mundial com as potências européias enfraquecidas surgem os Estados Unidos como grande investidor externo, graças ao acúmulo de dinheiro e crescente poder político e militar. Além disso nesse século XX, houve o predominio do sistema bancário, as grandes corporações financeiras e o mercado globalizado. Começa aqui a fase do Capitalismo Financeiro que  se estende até a atualidade.

As Características mais marcantes do Capitalismo atual são: Multinacionais e Transnacionais, acúmulo de capital, monopólio, Internacionalização da produção e Nova divisão internacional do trabalho.

Capitalismo e Socialismo, Sistema Econômico, Características, Diferenças capitalismo socialismo diferencas

Resumo do Socialismo – Diferenças entre Comunismo e Socialismo, História

Essas doutrinas surgiram no século XIX, época do Capitalismo Industrial, com  influência de teoria de Karl Marx e Engels. Para eles o Comunismo seria a última etapa do desenvolvimento Revolucionário Socialista o qual seria caracterizado pela abolição do Estado e perfeita igualdade entre os homens. Porém divergências entre os líderes dos movimentos socialistas culminaram em divisões:

* Na 1ª Guerra Mundial, em Bolcheviques (comunistas – russo mais radicais como Lenin e Stalin) e Mencheviques (mais moderados e via processo parlamentar)

* Assim o Comunismo passou a qualificar o movimento político russo (1917) e o Socialismo passou a indicar a filosofia de Estado dos social-democratas.

Características Principais: Estatização dos meios de produção, desenvolvimento social como objetivos e redistribuição de renda.

Atualmente, após o período da Guerra Fria (conflito político e Ideológico entre URSS e EUA, Socialismo x Capitalismo) e consequente queda da União Soviética, poucos países se mantêm socialistas, por exemplo Cuba segui um regime mais fechado, enquanto China e Coréia do Norte tem economia mais liberal e globalizada, porém não deixam de ter regimes sociais fechados.

 

** Gostou das Informações sobre Socialismo, Comunismo e Capitalismo? Deixe suas Dúvidas e Comentários sobre o Tema para o Not 1…