Saúde

Café Da Manhã, Alimentação Correta Para o Verão







Saúde e Bem Estar

Café Da Manhã, Alimentação Correta Para o Verão  – Not1

Agora que a temporada de praia está chegando, as comidinhas matinais ganham importância dobrada e podem se tornar verdadeiras aliadas para a mulher que deseja ficar magra, disposta e bronzeada.

Saiba que existem alimentos capazes de reduzir os efeitos maléficos do sol, possivelmente estimulando a produção de melanina. “São aqueles com carotenóides. Eles ajudam a obter um bronzeado mais saudável e uniforme, além de apresentar um efeito foto protetor”.

Tal substância está presente em alimentos como mamão, laranja, acerola, cenoura, damasco, batata doce e espinafre. A dica é observar quais frutas e verduras possuem pigmentação amarela ou laranja.

Incluir algumas destas frutas no café da manhã cerca de 15 a 20 dias antes da exposição ao sol para obter um bronzeado mais uniforme e duradouro.

Disposição e Bem Estar

O calor destes meses ensolarados dá disposição para ir a festas, parques, praias, piscinas. É normal a pessoa se movimentar mais, parece que o mundo fica mais alegre. Mas essa disposição toda pode acabar rapidinho se alguns cuidados não forem tomados.

O corpo transpira mais no verão, tanto pelo calor quanto pelo acúmulo de atividades. E o suor carrega consigo sais minerais e vitaminais importantes para o funcionamento do organismo. Quando elas ficam deficientes, especialmente quando há muita perda de sódio e de potássio, o nosso pique também diminui.

Não basta beber água para se hidratar. É necessário repor os nutrientes perdidos e, para isso, o primeiro passo deve ser dado no café da manhã. “Água de coco, vitaminas e sucos de frutas são excelentes opções para o café da manhã, pois além de prevenir a desidratação fornecem vitaminas e minerais, essenciais para o organismo”. “Os chás gelados também são ótimas opções, principalmente os de ervas”.

Se você misturar frutas e legumes, melhor ainda. Vai repor uma quantidade maior de sais minerais e também terá mais caroteno no organismo. “Laranja, por exemplo, combina com cenoura, beterraba e agrião”.

“Vale destacar as frutas ricas em vitamina C, como laranja, limão, acerola, kiwi, maracujá, pois elas têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter uma pele saudável”.

Dose certa

Tenha cuidado para não exagerar. “Faça um copo com mais ou menos 300 ml”. Pequenas refeições fracionadas são importantes o ano todo, pois ajudam a manter o metabolismo acelerado e evitam acúmulo de calorias.

No verão, em especial, fracionar as refeições favorece a ingestão de alimentos em menor quantidade, evitando a sensação de estômago estufado. Café da manhã muito reforçado pode ser algo perigoso para quem gosta de comer de manhã e ir à praia aproveitar o horário de raios solares menos nocivos. Há risco de congestão.

Assuntos do Artigo:
  • café da manhã
  • verão

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