Brasil

Brasília 50 anos da Capital do Brasil, Dicas de Passeio







Brasília 50 anos da Capital do Brasil, Dicas de Passeio

Brasilia – a Capital de todos os brasileiros – completa 50 anos com arquitetura que marcou uma Era, belas paisagens, mistura de culturas e um por do sol encantador.

Inaugurada no dia 21 de abril de 1960, Brasília parecia uma longínqua utopia. Foi mais que isso, pois misturou a ousadia do então presidente Juscelino Kubitschek com a modernidade de Oscar Niemeyer, e se transformou na capital do Brasil. A construção começou em 1956, mas a sua história em 1823 quando José Bonifácio, o patriarca da Independência propôs criar uma nova capital longe dos portos.

Juntou-se a essa idéia o sonho de Dom Bosco, o santo italiano que sonhou com vozes que lhe diziam “…quando vierem escavar as minas ocultas, no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida. Será uma riqueza inconcebível…”.

Voltando a década de 60 quando surge no meio do cerrado uma capital modernista, longe dos centros urbanos, acabou se transformando em inspiração para Lucio Costa, vencedor do projeto urbanístico da nova cidade, e para Oscar Niemeyer, autor dos principais projetos arquitetônicos.

Confira algumas Dicas de Passeio em Brasília:

* Palácios da Alvorada, do Planalto e do Itamaraty.

Todos projetados por Oscar Niemeyer. O palácio do Planalto sedia o Poder Executivo Federal e encanta pela beleza das colunas, a cada duas horas tem troca de guarda e às sextas-feiras tem arriamento da bandeira.  A alvorada é a residência oficial do presidente e oferece visitas as quartas-feiras. Já o Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores. A sua frente esta o “Meteoro” de mármore que representa os cinco continentes, visitas guiadas acontecem todos os dias.

* Congresso Nacional

Também projetado por Oscar Niemeyer, abriga a sede do Poder Legislativo. Lá se encontra um grande acervo cultural e paisagístico. Nas cúpulas se localizam os plenários a convexa da Câmara dos Deputados e a côncava do Senado Federal.

* Pontão do Lago do Sul

A beira do lago Paranoá, com cenário de cartão postal, há gastronomia variada programação cultural e esportiva.

* Santuário Dom Bosco

Homenagem ao padroeiro da cidade, o Santuário, além de lindo, fica a beira do lago Paranoá. Dizem que é de lá que se vê o por do sol mais lindo de Brasília.

* Catetinho

O barracão de madeira foi erguido a época da construção de Brasília e servia de casa e escritório de JK. Foi Oscar Niemeyer que fez o esboço da casa num guardanapo, e em dez dias o local estava pronto. O nome é uma homenagem ao Palácio do Catete, a então sede do governo federal do Rio de Janeiro. Em 1959, a pedido do presidente, o local foi tombado e aberto a visitação, a exposição funciona de terça a domingo.

* Catedral Nossa Sra. Aparecida

Outra obra de Oscar Niemeyer exibe 16 arcos de concreto armado, circundados por um espelho d’agua. A cruz metálica no topo foi benzida pelo papa Paulo VI. O interior é iluminado por luz natural filtrado por vitrais coloridos.

*** Participe do nosso Blog Not1 e Comente sobre Brasília 50 anos da Capital do Brasil, Dicas de Passeio

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.