Scroll Top

Esporte

Bicicleta – 10 Dicas para Pedalar com Segurança, Opção Sustentável







Esportes – Bike

Hoje em dia a opção por uma vida mais Sustentável está em alta, graças a campanhas de conscientização, além disso ser Ecológico tem vantagens para nossa Saúde e também para o bolso.

Uma das possibilidades de mudança verde é o uso das Bicicletas na cidade, infelizmente ainda não temos uma infraestrutura adequada para os ciclistas e informação para os motoristas, portanto medidas de segurança devem ser observadas atentamente pelos que optam por Pedalar em grandes centros ou mesmo em cidades menores…

Confira hoje as 10 melhores e mais importantes Dicas para você pedalar com mais segurança nas cidades, tanto a lazer como indo para locais que antes ia de carro ou transporte público. 

Bike Pedal em São Paulo

 As 10 Dicas foram elaboradas em entrevista com Matias Mickenhagen, diretor da Ciclocidade (associação de ciclistas urbanos de São Paulo).

 1 – Não ande muito próximo à calçada, pois assim ocupando maior parte da pista os carros tem de desviar para a outra faixa na ultrapassagem, isso evita muitos acidentes com os ciclistas. 

2 – A maioria dos ciclistas anda na contramão para aumentar a visibilidade, porém é muito mais perigoso, pois a velocidade relativa entre carros e bike fica maior, aumentando os impactos e gravidades de acidentes.

3 – Sinalize os outros veículos, pois assim acidentes são evitados, você pode indicar com a mão ou se possível colocar uma seta na bike. Além disso, certifique-se de seu recado foi entendido.

Nesta foto, o ciclista está sem proteção, mas anda no sentido correto.

4 – Ao atravessar pontes aumente a Atenção, segundo o especialista, esta é uma das situações mais perigosas que um ciclista pode enfrentar. Aumente a velocidade, tome a pista e sinalize bem, após cruzar a ponte você pode ficar mais tranquilo.

5 – Esteja Visível – tanto com roupas como com luzes e refletores colocados na sua bicicleta.

6 – É sempre bom planejar o trajeto, assim você pode pensar na melhor e mais tranquila forma de chegar ao destino, como locais com descidas e ruas menos movimentadas.

7 – Faça uma pesquisa na hora de comprar a bicicleta, e escolha a que melhor se adeque a suas necessidades.

8 – Em dias de chuva, certos acessórios são necessário para maior segurança, tais como Paralamas e capa de chuva.

9 – Se você esta começando, a dica é principiar com caminhos simples e mais rápidos. Quando já estiver mais experiente e seguro você pode optar por trajetos maiores nas cidades.

10 – Respeito e Educação são palavras chaves no trânsito, nunca reaja com violência, evite provocar motoristas de carros, especialmente por estar num veículo mais frágil.

Além dessas dicas, fique atento para os equipamentos de segurança pessoal como Capacete, joelheiras e cotoveleiras. Cadeirinhas e capacetes para crianças são essenciais. 

As ciclovias são empreendimentos ecológicos, mas não se aplicam a todos os locais da cidade e ainda não estão difundidas, por isso circular em meio a carros e ruas ainda é nossa realidade no Brasil.

** O que achou das Dicas? Essa é mesmo uma solução Sustentável, deixe Sugestões e sua Opinião no nosso Blog Informativo….

Fonte: IG São Paulo

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Bicicleta – 10 Dicas para Pedalar com Segurança, Opção Sustentável!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: