Mundo- História e Atualidades – Not1

Axum, Reino Africano – História e Cultura do Reino Cristão de Axum

Os altos Planaltos da Atual Etiópia, na África oriental com altura médica de 2 mil metros, dão à região um clima fresco com chuvas de verão. O solo fértil de origem vulcânica garante uma agricultura farta capaz de alimentar uma grande população. No início da Era Cristã, ali nasceu o reno de Axum. Sua prosperidade vinha da agricultura e do comercio realizado no porto de Adulis, no Mar Vermelho. Em Adulis era comercializado o ouro, marfim e escravos da África, vinho romano, incenso da Arábia, seda da China, corantes e especiarias.

Axum, Reino Africano   História e Cultura do Reino Cristão de Axum axum reino 700x1024

A Riqueza proporcionada pelo comércio fortaleceu o reino axumita que estendeu seu poder ao sul da Arábia e sobre o reino de Kush. A cidade de Aksum, capital do reino, tornou-se um centro cosmopolita com populações de judeus, cristãos, árabes, indianos, gregos e outros. As cidades axumitas se encheram de construções reais, como castelos e enormes obeliscos monolíticos possivelmente erguidos em honra aos soberanos mortos.

A Religião original de Axum era politeísta; aos deuses ofereciam-se animais e erguiam-lhes tronos de pedra em agradecimento pelas vitórias militares. Por volta do ano 300, o cristianismo começou a se difundir pelo reino vindo a se tornar religião oficial quando o rei Ezana se converteu e foi batizado. Axum foi o rpimeiro reino cristão da História.

NO Século VIII, árabes muçulmanos invadiram o reino destruíram a próspera Adulis e passaram a dominar o comércio, o reino de Axum enfraqueceu e empobreceu.

Axum, Reino Africano   História e Cultura do Reino Cristão de Axum axum monumentos reino

 Um novo crescimento voltou a ocorrer nos séculos XII e XIII durante o governo do rei Lalibela que procurou restaurar a grandeza de Axum. Nessa época, floresceram a arquitetura, a pintura, a escultura e a literatura com livros ricamente ilustrados. Lalibela mandou escavar na pedra onze igrejas cristãs consideradas, atualmente, um dos mais extraordinários conjunto de templos do mundo.

(fonte: ” História em Documento, Imagem e Texo – Joelza Ester Domingues – 7º ano)

**Gostou? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • reino de axum
  • um reino cristao na africa oriental
  • reino axum
  • reino de aksum
  • cite Duas Caracteristicas Do Reino De Axum?livro De História 7 Ano
  • religiao do reino de axum
  • o reino de axum
  • a africa o reino aksum o reino cristao organizacao economica
  • caracteristicas do reino de adulis
  • economia de axum