Educação e Vestibular – Not 1

Angiospermas – Características, Reprodução, Tipos de Fruto e Semente

Confira hoje no Not 1, Quais as principais Características da Angiospermas, seu Ciclo de Vida, Tipos de Frutos, Sementes e Flores, veja ainda as Diferenças entre Monocotiledôneas e Dicotiledôneas e mais informações sobre Biologia Vegetal.

Angiospermas   Características, Reprodução, Tipos de Fruto e Semente arvore angiosperma fotos

Características Gerais das Angiospermas

* As Angiospermas são as plantas mais adaptadas à vida em ambiente terrestre, são as mais numerosas em espécies vegetais. A maioria apresenta nutrição autótrofa, mas existem espécies Holoparasitas (como o Cipó Chumbo) que não realizam fotossíntese.

* Quanto ao Ciclo reprodutor é o Haplodiplobionte, com alternância de gerações pouco nítida e meiose intermediária ou esporófita. Apresentam dupla fecundação.

* São Plantas Vasculares (traqueófitas), o transporte é realizado através do Xilema e Floema.

* O Esporófito é o vegetal verde, complexo e duradouro. Apresenta raiz, caule, folhas, semente, Flor e Fruto (aparecem nesse filo).

* O Gametófito é o vegetal muito reduzido, transitório e dependente do Esporófito. São Dióicos e crescem no interior da flor. O Masculino é o Tubo Polínico (microprótalo) que produz os gametas chamados de núcleos espermáticos. Já o Feminino é o Saco Embrionário (Megaprótalo) produtor dos gametas chamados Oosfera e núcleos polares.

* A polinização pode ser feita por diferentes agentes, entre eles citamos os Insetos (Entofilia), os Pássaros (Ornitofilia), o Vento (Anemofilia), os Morcegos (Quiropterofilia). A polinização consiste no transporte do grão de pólen da Antera (masculino) para o Estigma (feminino) de outra flor, aumentando assim a variabilidade genética e evitando a auto fecundação.

Angiospermas   Características, Reprodução, Tipos de Fruto e Semente estrutura da flor angiosperma

* A Flor possui em geral as estruturas femininas e masculinas e se trata do aparelho de reprodução das Angiospermas. Uma flor completa possui Pedúnculo floral (eixo que liga a flor ao caule), Receptáculo Floral (onde estão inseridos os elementos florais), Cálice (folhas modificadas e estéreis chamadas sépalas), Corola (Pétalas), Androceu (folhas férteis masculinas), Gineceu (folhas férteis femininas).

* Como Acontece a Dupla Fecundação? O 1º núcleo espermático fecunda a Oosfera gerando o Zigoto (2n) que se desenvolve no embrião. O 2º núcleo espermático junta-se aos núcleos polares formando um Zigoto (3n) que se desenvolve em Endosperma ou Albúmem (nutrição para o embrião). Veja no Esquema Resumo o Ciclo:

Angiospermas   Características, Reprodução, Tipos de Fruto e Semente ciclo de vida angiospermas reproducao
Ciclo de Vida e Reprodução das Angiospermas

Monocotiledôneas e Dicitiledôneas – são as divisões por características nas Angiospermas, tais quais o número de Cotilédone, organização da flor (número de pétalas), estrutura raiz e caule, tipo de nervura da folha, entre outras.

Exemplo: Monocotiledônea –  o Milho; Dicotiledônea – o Feijão.

Angiospermas   Características, Reprodução, Tipos de Fruto e Semente monocotiledoneas dicotiledoneas diferencas caracteristicas
Diferenças e Características de Mono e Dicotiledôneas

* A Semente é o óvulo fecundado, precisa de muito carboidrato e óleo. Para germinar é necessário água, oxigênio e temperatura adequada. Está organizada em Tegumento ou Casca (função de proteção e disseminação); Amêndoa (formada pelo endosperma – nutrição) e Embrião. A Dispersão da semente pode ser realizada por animais (Zoocoria) ou pelo Vento (Anemocoria).

* Fruto é o Ovário fecundado e desenvolvido, formado por três paredes (Epicarpo, Mesocarpo e Endocarpo) que recebem o nome de Pericarpo. Há diversos tipos de Frutos – os Secos (Deiscentes – que se abrem, e Indeiscentes – não se abrem); Frutos Carnosos (Drupa – 1 semente envolvida pelo endocarpo, exemplo Abacate – ou Baga – várias sementes, exemplo Mamão, Tomate).

Além disso há os Pseudofrutos – desenvolvimento do Receptáculo (Maçã, Pêra); do Pedúnculo (Caju); Múltiplos (Morango) e Compostos (Abacaxi, Espiga de Milho, Amora). E os Frutos Paternocápios – o ovário se desenvolve sem ser fecundado 9exemplo a Banana).

Angiospermas   Características, Reprodução, Tipos de Fruto e Semente tipos de frutos caracteristicas
Tipos de Frutos – Baga, Drupa e Vagem

 

** Gostou das Informações sobre as Angiospermas? Deixe suas Dúvidas ou Comentários sobre Biologia Vegetal para nosso Blog Not 1…