Scroll Top

Meio ambiente e Ecologia

Amazônia – Riqueza Cultural da Floresta e do Rio







É na Amazônia que toda a beleza natural dos rios e das florestas surge… Vamos começar falando da extensão do Rio Amazonas: 6.992,06 quilômetros de extensão, o maior rio do mundo em extensão. Drenando uma superfície estimada em 6,5 milhões de quilômetros. É a maior bacia hidrográfica do mundo.

O Rio Amazonas descarrega no Oceano Atlântico um extraordinário volume de água estimado em 209 mil m3/S, em média.  Além do grande volume de sedimentos que ele transporta. Tem fundamental importância para o equilíbrio ambiental regional e global.

A Região Amazônica tem influência direta no índice de chuvas no Brasil Central e no Litoral do Sudeste.  As belezas naturais  vão dos cantos dos pássaros até ao poder  musical das cachoeiras. Os indígenas que vivem na Amazônia, produzem seus instrumentos musicais e produzem belos sons. Rítmos da Floresta.

amazonia-arara

Trançados Amazônicos – Toda arte alí produzida serve de utensílio para os povos indígenas e também produção para renda das famílias. A Fauna é espetacular! As espécies compõem a maior biodiversidade do mundo.

Tem também algumas espécies ameaçadas de extinção, devido o aumento do desmatamento e a fragmentação do seu habitát. Mesmo assim possui a maior riqueza cultural do Brasil, no quesito: Floresta e Rio. Infelizmente, não são só algumas espécies que estão ameaçadas de extinção. Árvores também estão ameaçadas…

Algumas espécies amazônicas foram e ainda são muito procuradas para a extração de madeira e produção de perfumes. É o caso do mogno, cuja madeira é extremamente valorizada e comercializada em grandes quantidades dentro e fora do Brasil.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Amazônia – Riqueza Cultural da Floresta e do Rio!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: