Preservar o Meio Ambiente é dever de todos, Lembre-se de que todas nossas Ações são ciclícas e estamos interligados à elas.

Hoje vamos falar um pouco sobre a ligação do Homem e suas ações com a Natureza e Meio Ambiente. Como os Fatos de juntam e os problemas ambienteis e desastres ocorrem? Essas e Outras informações você vai aprender aqui…

Ações do Homem e Consequencias no Meio Ambiente, Entenda o Ciclo urbanização

O mundo vive hoje um momento de grande Urbanização geral, e uma das consequencias é a Degradação Ambiental. Vivemos numa sociedade que, cada vez mais, adquire caráter global. As pessoas são grandes consumidoras de alimentos, roupas, produtos culturais etc. Uma eficiente indústria de marketing e propaganda cria a nessecidade de possuir determinados bens. Esse modelo de vida tem um suporte econômico baseado na alta produtividade da indústria, na grande agilidade do comércio e na enorme demanda de matérias-primas e energia. Os produtos têm vida útil bastante curta; os bens duráveis são, na verdade, deterioráveis. Criam – se produtos, tomando algumas coisas ultrapassadas em pouco tempo. É o que se chama de obsolescência programada.

Por outro lado, muitos paises passaram por períodos de crescimento econômico em que os problemas ambientais foram deixados em segundo plano. Destruição de hábitats, eliminação de espécie e formação de resíduos tóxicos foram consequências desse desenvolvimento a qualquer custo.

Ações do Homem e Consequencias no Meio Ambiente, Entenda o Ciclo urbanização e degradação ambiental

Em vários momentos da história de muitos pais paises, o desenvolvimento não resultou em melhores condições socioeconômicas á margem do conforto para todos. Nesse processo, muitos ficaram á margem do conforto e do bem- estar. A miséria também acompanha o desenvolvimento. Hoje, pessoas de uma mesma cidade apresentam grandes desníveis culturais e socioeconômicos. A urbanização acelerada e desordenada, que se caracteriza pela concentração de grandes contingentes populacionais e das atividades econômicas em áreas relativamente pequenas, além de um modelo de desenvolvimento econômico marcado pelo uso abusivo – ás vezes, predatório – dos recursos naturais, tem colaborado para a rápida e intensa degradação das cidades.

Ações do Homem e Consequencias no Meio Ambiente, Entenda o Ciclo preservação

Esse modelo de urbanização forçou os mais desfavorecidos a ocupar as periferias das grandes cidades, desprovidas de condições mínimas de fomento da higiene e de saúde, como água tratada e esgotos. A falta de alimentação, de vacinação e de higiene são o caldo para a proliferação de doenças. Na impossibilidade de obter moradias adequadas, grande parte dos trabalhadores passa a viver afastada das cidades, de onde tira seu sustento. O desmatamento é comum, propiciando a ocorrência de erosão e desbarrancamentos, o que frequêntemente provoca sérios acidentes. Muitas vezes, essas pessoas ocupam regiões de florestas, que passam a depredar, na busca de alimento ou produtos que possam ser vendidos, como palmito e aves exóticas.

Ações do Homem e Consequencias no Meio Ambiente, Entenda o Ciclo preservação do meio ambiente

Essas áreas muitas vezes correspondem a mananciais, fontes de água que acabam correndo o risco de secar ou ser contaminadas, uma vez que não há coleta ou tratamento de esgoto. Hoje, os temas ambientais são cada vez mais discutidos e exigem a participação de governos, partidos políticos, empresas e toda a população, além das diversas entidades ligadas á questão ambiental. As empresas que demonstram preocupação com o ecossistema têm melhor imagem, o que ajuda a divulgar e vender seus produtos.  Uma atuação depredatória ou um acidente que cause impacto ambiental trazem imagem bastante negativa para a empresa que, muitas vezes, arca com prejuízos enormes para resolver problemas que poderiam ter sido evitados, ou para solucionar pendências judiciais quando é acionada em virtude de danos a pessoas ou aos ecossistemas.

Ações do Homem e Consequencias no Meio Ambiente, Entenda o Ciclo vazamento no golfo do méxico


Assuntos do Artigo:
  • ação do homem no meio ambiente
  • açoes do ser humano que prejudicam o meio ambiente
  • a ação do homem no meio ambiente
  • açoes do homem que prejudicam o meio ambiente
  • ações do homem no meio ambiente
  • ação do homem sobre o meio ambiente
  • ação humana e consequencias ambientais
  • açao humana no meio ambiente
  • ações positivas do homem no meio ambiente
  • as açoes dos seres humanos que destroem a natureza