Moda e Beleza

A Moda na Década 1920, Emancipação Feminina, Liberdade







Vamos relembrar um pouco da História do Brasil  e do mundo sobre A Moda Na Década de 1920?! Período em que as influências europeias são questionadas na Semana de Arte Moderna (…). Efervescente período de movimentos culturais, e tão cosmopolita quanto Paris, Londres e Nova York, São Paulo é uma grande festa, reunindo intelectuais, artistas e a elite social.

A década de 20 marca o início do processo de emancipação feminina que culminará mais adiante, nos anos 70. As mulheres paulistas estão cada vez mais ousadas. Sem as restrições dos espartilhos, começam a desfrutar os ''bons tempos da liberdade''.  Moderna como Tarsila do Amaral, Anita Malfati e a jovem Pagu escandalizam a sociedade paulistana com seus hábitos avançados para a época.

ANOS-20

Tarsila do Amaral choca a Pauliceia desvairada vestindo modelos extravagantes feitos em Paris.  Para o horror de muitos, as saias sobem ao extremo, indo parar na altura dos joelhos. Decotes deixam o colo a mostra. Continuam lançando moda as melindrosas ou  pimpinelas, como ficam conhecidas na Pauliceia as meninas atrevidas que dançam ao som do Charleston…

Com seus vestidos soltos, de cintura baixa, geralmente enfeitados por uma larga fita e com franjas na bainha. As mais ousadas ostentam uma longa piteira. Suas bocas são pintadas em formato de coração. 

Artistas plásticos saídos do Liceu de Arte e Ofícios de São Paulo atravessam o Atlântico para estudar as últimas tendências em Paris, como bolsistas do governo paulista.

Subitamente, o ideal erótico passa a ser o andrógino:  as moças procuram ter a aparência de rapazes. Entra em cena um novo corte de cabelo: a la garçonne.  Louise Brookes, vestida com criações de Jean Patou, cabelos curtos e cabeça moldada por chapéu cloche, é a cara da época.

Novos nomes emergentes no cenário da moda redefinem o conceito de elegância feminina. Madame Vionnet, Madame Paquin,  Madame Grés, Coco Chanel e Elsa Schiaparelli. Mais do que mestras costureiras, especialistas em técnicas de modelagem, essas mulheres são criadoras que fazem parte do movimento artístico de sua época.

coco-chanel

Em 1929, o sonho do capitalismo vira um pesadelo. A súbita queda da Bolsa de Valores de Nova York gera uma depressão mundial. A exportação de café, principal produto da economia de São Paulo, cai pela metade. A vida no campo é abandonada pela cidade. Década em que as mulheres começaram a se libertar e criar uma nova moda, mais confortável e surpreendente.

Fonte de alguns trechos: Livro: História Geral e Do Brasil. 2ª edição. Vivendo seu Tempo.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.